Páginas

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Parada defende identidade de gênero e luta contra homofobia


A 14ª Edição da Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT) de Campinas (SP) teve como tema "Povo campeão é povo sem preconceito", e defendeu a aprovação do projeto de lei 5002/2013, que dispõe sobre o direito à identidade de gênero, e que altera o art. 58 da lei nº 6.015 de 31 de dezembro de 1973. Reunindo cerca de 13 mil pessoas, segundo a PM, a concentração se deu no Largo do Pará, por volta das 14h.

Vários partidos políticos estiveram presentes, entre eles PSTU e PV, levantando a bandeira contra a homofobia. Algumas igrejas também demonstraram apoio ao movimento, entregando folhetos de conscientização.

Hino Nacional
 
Logo depois de cantarem o Hino Nacional, por volta das 15h, os participante em clima descontraído, percorreram as principais avenidas do Centro de Campinas: Francisco Glicério, Dr. Moraes Sales, e Anchieta. Moradores da região central acompanharam o evento das sacadas dos apartamentos.
 
O secretario de Cultura, Ney Carrasco, esteve presente no evento e fez um pronunciamento no trio-elétrico desejando boa parada aos participantes e falando da importância do evento. Para ele, "a parada é um dos eventos sociais mais importantes do calendário. Um movimento significativo que luta pela boa convivência e tolerância a diversidade."
 
Defesa da liberdade
 
Maria Amélia, 50, uma das organizadoras, está participando pela terceira vez do evento, e acredita que a parada é o momento de a população LGBT mostrar a sua cara. "Demonstra para a sociedade que somos iguais a qualquer um. Nossa opção sexual não interfere em nossa humanidade ou cidadania. Pagamos impostos como todo mundo. Aqui é a nossa chance de falar dos problemas e pleitear direitos", afirma.

O tema, segundo Douglas Holanda, também organizador, tem relação com a Copa. "Não adianta nada querermos ser campeões somente no futebol. Também temos que ser campeões em respeitar a opção sexual do outro", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário