Páginas

sábado, 27 de setembro de 2014

Chuva causa alagamento e alivia o Atibaia


Os índices de chuva registrados na região nos últimos dois dias ajudaram a elevar a vazão dos rios e mudaram o cenário nas cidades. A chuva de sexta-feira (26) foi classificada como temporal pela Defesa Civil.
 
Em Campinas foi registrado um ponto de alagamento, no Jardim Baronesa, onde um córrego transbordou.

Em Paulínia houve dois pontos de alagamento — nos bairros José Paulino Nogueira e João Aranha — e o nível do Rio Atibaia, na cidade, subiu de 45 centímetros para 1 metro. 

Conforme o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), o tempo continua instável hoje.
 
No domingo (28), a nebulosidade diminuirá, mas há chances de pancadas. Por causa da chuva, a Adegas (Associação dos Dirigentes dos Estabelecimentos de Gastronomia da região de Sousas e Joaquim Egídio) cancelou o evento gastronômico “Adegas na Praça”, que seria aberto ontem à noite na Praça Beira Rio. Hoje a abertura será antecipada para 11h.

Dados do Departamento de Águas e Energia Elétrica apontaram que a quantidade de chuva no Rio Atibaia, captação de Campinas, foi de 27 milímetros e a vazão do rio subiu de 4,58 para 5,42 metros cúbicos por segundo.
 
O Cepagri registrou 14,4mm de chuva, por volta das 16h. Segundo o pesquisador Jurandir Zullo Júnior, o volume foi considerado médio.

Apesar de ainda não resolver o grave problema da escassez de água, a precipitação ajudou a permeabilizar o solo ressecado pela estiagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário