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terça-feira, 23 de setembro de 2014

Fim do dinheiro nos ônibus gera dúvidas e temores


A uma semana para os ônibus do sistema de transporte coletivo de Campinas (SP) deixarem de receber dinheiro como pagamento para as passagens, que entra vigor a partir do próximo dia 1º de outubro, a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) finaliza os últimos ajustes e amplia os canais de atendimento e aquisição do bilhete único comum. A empresa colocou uma equipe de cadastradores nos principais postos da cidade, abriu nesta segunda-feira (22) a loja do bilhete único e planeja nos próximos meses expandir em 20% os 310 postos credenciados para recarga.

Desde que foram anunciadas as mudanças, em julho, a quantidade de usuários que utiliza a bilhetagem eletrônica subiu de 80% para 85,2%, e a meta é alcançar 90% até a quarta-feira da semana que vem. “Já conseguimos reduzir o volume em dinheiro. O nível de atendimento em dinheiro era de 19% e na semana passada já estava em 14,8%. Esperamos superar os 90% até o dia 1º de outubro, até porque estamos fazendo por dia cerca de 1,1 mil cartões” estimou o diretor de Comunicação da Transurc, Paulo Barddal.
 
Duas opções

Quem não possui o bilhete único terá duas opções de passe: um cartão para apenas uma viagem e outro para duas viagens com possibilidade de recarga. O usuário pagará, além dos R$ 3,30 da tarifa, um valor de R$ 2 pelo custo do cartão magnético, que poderá ser reembolsado em postos da Emdec, a partir da devolução do tíquete. Para fazer duas viagens, o usuário paga R$ 8,60 (R$ 6,60 por viagem + R$ 2 do cartão), podendo escolher permanecer com o tíquete para fazer outras recargas de até duas viagens, ou devolvê-lo e também ser reembolsado.
 
Outra novidade, a partir da próxima semana, possibilitará ao usuário fazer até duas viagens, mesmo que o saldo esteja zerado. A tarifa será descontada na próxima recarga. Segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), “o uso do cartão eletrônico como única forma de pagamento da tarifa dentro dos ônibus tem o principal intuito de proporcionar maior segurança aos usuários do sistema e, também, aos próprios operadores. Além disso, também traz mais rapidez e agilidade para a operação”.
 
Função eliminada
 
A partir da semana que vem, a função de cobrador começará a ser gradativamente eliminada. Para absorver os 1.278 profissionais foi criado o Programa de Aperfeiçoamento Profissional (PAP), que consiste em um curso para realocação em outras funções. Entre os cursos estão para almoxarife, auxiliar administrativo, auxiliar de recursos humanos, mecânico e motorista, todos com salário superior ao de cobrador.
 
Também foi oferecido o curso de fiscal de tráfego, que atuará nas principais linhas, nos horários de pico, auxiliando os usuários do sistema. No entanto, somente 611 cobradores — correspondente a 47% do total — se inscreveram nos cursos. A Transurc diz que ainda não está definida a situação dos que não se inscreveram. 

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