Páginas

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Fadiga de material causa acidente com ônibus da VB


O rompimento do grampo de mola – uma peça de aço em formato de U que segura o eixo traseiro de ônibus – foi o que motivou a queda do eixo que sustenta as rodas traseiras de um dos carros da VB Transportes e Turismo na madrugada de domingo (14) da linha 1.50, Terminal Vila União, após o veículo passar por uma lombada na Avenida Ruy Rodriguez, a poucos metros do Terminal Ouro Verde.
 
O acidente ocorreu em decorrência de “fadiga de material”, segundo explicação da empresa.
 
A empresa garantiu que o ônibus passou por uma vistoria no dia 29 de agosto, e que não foi possível constatar qualquer dano na peça, pois "possivelmente" haveria algum dano interno no grampo.
 
 
A empresa informou que esse foi o primeiro caso de perda de eixo traseiro em veículos da VB este ano. “Por passar em lombadas, buracos, o conjunto traseiro do ônibus faz esforço muito grande. É muito raro de acontecer”, informou.
 
Segundo a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), os ônibus da frota passam por três tipos de vistorias e seguem cronograma. Existe a manutenção de acordo com as normas do fabricante, a preventiva e a emergencial.
 
Acidente
 
O veículo estava vazio no momento do acidente, e o motorista não ficou ferido.

A cena chamou a atenção dos motoristas que passavam pela via por volta da 1h10 de domingo (14). Alguns relataram ter ouvido um forte barulho de lataria arrastada no asfalto, e quando perceberam, o ônibus estava sem as rodas detrás.

O veículo descia o trecho da Avenida Ruy Rodriguez próximo ao Shopping Spazio Ouro Verde. Testemunhas relataram que o motorista não estava em alta velocidade, e que após perder as rodas, ele desceu do veículo, olhou o estrago, entrou novamente no coletivo e começou a fazer ligações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário